quarta-feira, 1 de junho de 2011

ANALISE ECONÔMICA



Reino unido seculo XVII / XVIII máquina para a eficiência da produção.
  • ü  Motor a vapor
  • ü  Esgoramento de água em mina de carvão
  • ü  Fabricação de tecido

Século XIX Produção de bens públicos
  • ü  Fonógrafo  
  • ü  Motor a explosão
  • ü  Radotelefonia
  • ü  Embarcação
  • ü  Iluminação de rua gás
  • ü  Lecomotiva a vapor
  • ü  Telégrafo e telefone

Para entendes o objeto de estudo da economia, é primeiramente necessário entender o ponto central de seu conceito a palavra escassez.
·         Devido a escassez de recursos toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade.
·         Assim, a questão central do estudo da economia é como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da população.
Como alocar recuros produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da população?
O problema fundamental da economia?
É a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidade ilimitadas para satisfazer as necessidades humanas permanentemente ampliadas pois os fatores da produção existem em quantidades ilimitadas explicar a lei da escassez, O mercado oferece muitas oportunidades de compras fazendo que as pessoas tenham um consumo disengreado se consuminos sem nescessidade ele é escasso.
            Custo de oportunidade, esse conceito ilustra a idéia de que uma escolha por algo implica na renúncia de outras coisas, ou seja, “o custo de oportunidade de uma bem ou seviços é a quantidade de outros bens ou serviços a que se deve renunciar para obter-lo”
ü  Exemplo de custo de oportunidade: O custo de opotunidade de João comprar uma lata de refrigerante é ele deixar de comprar 1kl de açúcar; ou seja, João escolheu empregar seus recursos escassos (2 reais dinheiro) para comprar refrigerante ao invés de açúcar, outra pessoa poderia ter escolhido o açúcar mas isso vai depender das necessidades de cada um. O raciocinio básico nesse conceito é o de que, ao gastar 2 reais com o refrigerante João passa a ter 2 reais a menos para gastar com qualquer outra coisa.
Cite exemplos de custo de oportunidade e faça um breve comentário.
ü  Você foi para o açogue comprar carne no caminho você percebe que tem que comprar ração para o cachorro e faltará no valor total para comprar a carne, ou seja gastando o valor com a ração você terá um valor a menos para a compra da carne.
Objetivo da Econômia. È de satisfazer as necessidades das pessoas individuais ou coletivas combinando os fatores de produção:
TRABALHO CAPITAL E RECURSOS HUMANOS = BENS E SERVIÇOS
Elementos Básicos do Sistemas Econômicos. Estoques de recursos produtivos ou fatores de produção recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, terra, reservas naturais e a tecnologia.
Complementos de unidades de produção contituido pelas empresas.
Conjunto de instituições políticos, jurídicos, econômicos e sociais, que são a base da organização da sociedade.
            Possibilidade de produção. É um conceito teórico com o qual se ilustra como a questão da escassez impõe um limite à capaciadade podutiva de uma sociedade, que terá que fazer escolhas entre alternativas de produção.
Composição do sistema econômico
ü  Setor primário
ü  Setor secundário
ü  Setor terciário
Fluxo monetário da Economia
É a totalidade da remuneração dos fatores de produção empregados pelas unidades produtoras constitui a demanda ou procura a econômia fluxo nomunal ou monetário = renda.
Bens
Bens de capital: Utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo EX máquinas, equipamentos e instalações.
Bens de consumo: Destinados ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade podem ser classificados como duaráveis.
ü  Geladeira
ü  Fogoes
ü  Automoveis
Não duraveis
  • ü  Alimentos
  • ü  Produtos de limpeza etc..

Distribuição de renda
            Soma dos valores pagos aos fatores de produção para obter o produto num determinado período.
Como ela deve ser feita
            Condicionar o recebimento do beneficio ao estudo com aproveitamento e ao trabalho efeitivo e produtivo. Ou seja, investir na educação através da cobrança e da organização.
Como reverter o quadro do desemprego no Brasil
            Investindo na educação. O pais com educação com qualidade e ética social e uma boa relação econômica . O Investimento no capital intelectual formará profissionais com qualidade e através disso a possibilidade de novas idéias para acabar com escassez.

Macroeconomia. Estuda a economia como um todo, analisando a determunação e o comportamento de grandes agragados, tais como, renda e produtos nacionais, nível geral de preços emprego e desemprego, estoque de meda e taxas de juros, balanças de pagamentos e taxa de câmbio.
As partes da macroeconomia são denominadas agregados macoreconomico são elas que possibilitam uma análise do desenvolvimento de uma país facilitando a mensuração do nível de desenvolvimento e crescimento econômico.

Microeconomia. Estuda suas relações fundamentais. Estuda a teoria dos preços analisa a formação de preços e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda procura na formação do preço. Se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Divide se em:
 Teoria do consumidor
 Teoria de empresa
 Teoria da produção.






Cenário Econômico. Corresponde a uma interpretação individual ou coletiva, realizada através de combinações de indicadires (PIB, INFLAÇOES,TAXA DE JUROS, DESEMPREGO). Que aproxima decisores da realidade socio econômica e do funcionamento do sistema econômico.
São descrições de situaçãoes futuras alternativas e dos eventos que levam à evolução  da situação futura”.
Pessoas Racionais
  • ü  Pensam no futuro
  • ü  Reconhecem crises
  • ü  Reconhecem riscos
  • ü  Elaboram cenários
  • ü  Escolhem caminhos

Cenários
Cenários são construções mentais que explicam uma determinada realidade, ou fenômeno, são imagens coerentes de futuros possíveis ou prováveis.

Valorizar os funcionários
Demonstrar o valor do funcionário ser humano dentro do contexto da empresa relacionand-o ao patrimônio, lucros e prejuízos
Demonstrar o valor do crescimento pessoal e de trabalho e os resultados da empresa
Motiva-lo ao crescimento pessoal e profissional dar visão de futuro e instigar ao cuidado com a auto-estima. Tratar dos principais aspectos das relações interpessoais que influenciam sua vida e carreira. Alguns tópicos a serem abordados.


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3 comentários:

  1. Olá!! Me chamo Erivelton e gostei muito de ter encontrado este blog!! Sou fomando da turma de Gestão em Recursos Humanos, UNOPAR - Aracaju. Desejo toda sorte e sucesso para a turma, fico à disposição para qualquer contribuição que possa dar!

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  2. ola seja bem vindo! gostaria que enviasse o seu email ou add no msn para nos auxiliar nos estudos gabrielaangelmoura_@hotmail.com

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  3. PESSOAL SOMENTE PARA ENDEREÇO MSN gabrielaangelmoura_@hotmail.com NÃO RECEBO E-MAIL NELE RECEBO E-MAIL NO gabrielaangelmoura@gmail.com PARA QUEM QUISER É SÓ ADD.

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