RH E AS DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE.
A importância de um gestor de RH em monitorar as ocorrências nos ambientes externos e internos e tentar prever mudanças que poderão impactar o desempenho da organização. E para explicar essa questão, no início do século XX com o crescimento rápido das empresas a ineficiência era muito grande. A administração científica é considerada um dos primeiros trabalhos a respeito da administração. As pessoas não tinham grande importância dentro das organizações. Associavam as pessoas parte de uma máquina e com o foco na produção. Com o estudo de Hawthorne, começa as mudanças visionárias das organizações em relação aos funcionários. Então se inicia vários estudos, acerca da relação do trabalhador versos organização, como: Pirâmide de Maslow, Teoria x e y, estudos das lideranças, motivação, administração participativa, “trabalho em equipe”.
Durante a revolução industrial ocorreu mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo, econômico e social. Sabemos que a tecnologia não é foco para buscar soluções dos problemas. Na realidade verificamos invasão de privacidade e um excesso de informação, não permitindo que a pessoa faça uma filtragem adequada da mesma. Cabe a cada pessoa fazer o bom uso da tecnologia. Buscar informações e se qualificar e atualizar enquanto profissional. A informação e o conhecimento são as novas “armas do mercado”, apenas as organizações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas. As pessoas são os principais ativos das organizações por meio do capital intelectual humano.
Chiavenato diz: “recursos humanos é uma área interdisciplinar”, ou seja, capacidade de desenvolver vários conhecimentos em várias áreas. Lidar diretamente com pessoas com personalidade e conceitos diferentes, permite que tenhamos um grande conhecimento em todas as áreas da organização.
A comunicação externa influencia a tomada de decisão da organização. Ela é a transição da informação de uma pessoa para a outra de uma organização para outra. É importante que tenha uma boa relação interpessoal dentro da organização e entre setores também. Depois de estruturada possa então interagir externamente.
Extrapolando os limites nas empresas por conta do lucro liquido, os Recursos Humanos encontra o resultado que um bom trabalho desenvolvido pelo setor pode oferecer a eficácia desta ferramenta administrativa. É evidente que as organizações têm consciência dessa importância, mas não sabem fazer uso, É ai que entra o setor de recursos humanos com a função de recrutar, estruturar, instruir e qualificar as pessoas para aniquilar a escassez de profissionais não qualificados na atuação ao cargo correspondente.
Todas as disciplinas estudadas no primeiro semestre e outras que ainda serão abordadas são de extrema importância para a formação do Gestor de Recursos Humanos.
A gestão de pessoas tanto dentro das organizações quanto a procura das que ainda não fazem parte, é função do gestor de Recursos Humanos. Hoje as organizações buscam o intelecto nas pessoas, que é chamado de capital intelectual. Digamos que o setor de RH é a estrutura da organização. Aquela que tem um RH solido e bem estruturado tem grande possibilidade de caminhar rumo a excelência. Portanto caros colegas e futuros gestores de recursos humanos, está ai a importância das disciplinas estudadas em nosso primeiro semestre. No mês de Junho encerramos as nossas atividades e iniciamos o segundo semestre com o objetivo de uma melhor formação.
Pessoal vocês fizeram o portifólio individual?
Deixem aqui o resumo do trabalho desenvolvido.
Att
Gabriela Moura
Caros Leitores! Ao visitarem o blog por favor sempre deixar a sua assinatura nas postagens, é muito importante sua identificação assim, a nossa interação será maior e mais gratificante. Todas postagens serão, respondidas ou comentadas, logo abaixo no blog pela administradora. MUITO OBRIGADA PELA VISITA! ESPERO QUE VOCÊS SEMPRE RETORNEM. Att Gabriela Moura Administradora e autora do blog.
Levando em consideração as disciplinas necessárias para uma formação básica do Gestor de Recursos Humanos é importante ressaltar que cada uma delas desempenha um papel fundamental, pois qualifica o profissional bem como mantém o capital intelectual renovado e atualizado. É de extrema importância a comunicação do gestor em RH com outros setores, para que possa atendê-los dentro de suas necessidades e proporcionar um ambiente adequado, o estudo de tipos de liderança e o estudo do perfil do colaborador, que podemos encontrar na teoria contingencial e a outra na teoria x e y, a tecnologia responsável pelo desenvolvimento humano na busca de informações e também a análise econômica a fim de formular propostas para resolver ou minimizar os problemas econômicos da empresa a respeito de pessoas, que estão dentro ou que ainda farão parte da organização. Atendendo assim as necessidades humanas e promovendo o bem estar de cada um.
ResponderExcluirPortanto, na formação do gestor de Recursos Humanos faz-se necessário um estudo minucioso de toda a situação administrativa da empresa, a fim de buscar eficácia, ou prever impactos do desempenho da mesma.