terça-feira, 30 de agosto de 2011

DIAGNOSTICO RH/GESTÃO DE PESSOAS


que é e como fazer
O diagnóstico é o resultado da análise de problemas como citado anteriormente. Se você,
ao analisar, percebeu que o problema é a falta de treinamento, então você deverá elaborar
um "pacote" de treinamento para sanar a deficiência.

Fique de olho
Treinamento não deve ser confundido com uma simples realização de cursos e proporcionar
informação. Significa atingir o nível de desempenho almejado por meio de desenvolvimento
e controle contínuos.

exemplo
O Sr. Silva realizou uma análise no atendimento de seus vendedores e percebeu

que seus clientes estavam sendo mal atendidos. Com essa análise ele verificou um

problema, uma deficiência, então ele elaborou uma ação, que seria um treinamento

de como atender os clientes. Veja no fluxo abaixo como ele trabalhou esse diagnóstico

(resultado da análise).

O Sr. Silva, ao analisar o atendimento, detectou um problema (1), que o levou a um

diagnóstico de necessidade – melhorar o atendimento – (1-A), que resultou na elaboração

de um plano de ação (2), para o qual ele criou um plano de treinamento

(2-A). Após aplicar o plano (3), ele confere o aprendizado (3-A) e acompanha a situação,

verificando se houve a melhora (4 e 4-A).


Exemplo

 
PDCA nas empresas

Quando falamos de uma empresa organizada, temos uma empresa com processos claramente definidos e seguidos.

O mundo muda constantemente, e as empresas devem mudar também para se manterem atualizadas e em sincronia com os momentos socioeconômicos em que estão inseridos. O conceito de mudar ou ajustar a empresa nada mais é do que mudar ou ajustar os processos, ou seja, ter os processos plenamente compatíveis com as necessidades do momento.

“Mudar ou ajustar processos” é também um processo; isso mesmo, mais um processo! Este processo de ajuste, ou aprimoramento contínuo é também conhecido pelos administradores como PDCA (note que esta técnica é aplicável mesmo sem existir a informatização), que significa:

*      [P] Planejar
(originalmente em inglês: Plan)
Estabelecer a missão, visão, objetivos, metas, procedimentos e processos necessários para atingir os objetivos desejados
*      [D] Desenvolver
(originalmente em inglês: Do)
Desenvolver os processos
*      [C] Conferir
(originalmente em inglês: Check)
Verificar se os resultados são os planejados
*      [A] Agir
(originalmente em inglês: Act)
Agir de acordo com o verificado determinando a necessidades de novos planejamentos


 


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3 comentários:

  1. OLA COLEGAS DEIXEM AQUI O SEU COMENTÁRIO SOBRE A AULA DE GESTÃO DE PESSOAS QUE ESTUDAMOS NO DIA 31-08-2011. AGRADEÇO DESDE JÁ A PARTICIPAÇÃO

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  2. Adorei este post , foi fundamental para eu fazer as questoes da aula atividade.

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  3. Caros leitores fico feliz por estar atendendo as espectarivas.

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